Os Primeiros Anos
2001-2005
Logo após a fundação e até fins de agosto de 2001, os ensaios do grupo ocorriam na quadra do Colégio Hélade, então localizado à Praça da Inconfidência onde hoje está instalado o Hotel Orleans. Como não havia cobertura alguma o grupo muitas vezes teve que enfrentar as intempéries para prosseguir. Apesar das dificuldades, o Blumenberg fez sua estreia oficial em um almoço organizado no Clube do Bingen no dia 17 de junho de 2001. O grupo participou da sua primeira Bauernfest naquele mesmo ano.
No final do ano de 2001, o grupo passa a utilizar as instalações do SESC Petrópolis, então à Rua Alfredo Pachá defronte ao Palácio de Cristal, endereço hoje ocupado pelo SENAC. Nessa época e após a Bauernfest de 2002, o grupo começa a organizar sua categoria Juvenil, voltada para jovens até os 18 anos de idade. A estreia se dá no ano seguinte.
Além da estreia do Juvenil, o ano de 2003 marcou a primeira grande revisão no traje utilizado pelo Adulto e a primeira apresentação do grupo fora de Petrópolis, na Oktoberfest do clube Sociedade Germânia, localizado na cidade do Rio de Janeiro e onde o grupo se apresenta desde então.
O ano de 2004 vê o surgimento da categoria Infantil, criada para absorver os integrantes menores de 10 anos do Juvenil. Já nessa época, com apenas três anos de existência, o Blumenberg Volkstanz passa a ser o maior grupo folclórico germânico de Petrópolis, título simbólico que ostentou por quase uma década.
O apoio do SESC ao trabalho do Blumenberg deu frutos além dos ensaios de dança. Em 2005, em trabalho que envolveu também o Instituto Histórico de Petrópolis, foi lançado um DVD-ROM e uma exposição contando um pouco sobre os quarteirões e praças de toponímia alemã na planta de Petrópolis.
2006-2010
Juntamente com o aniversário de cinco anos do grupo, algumas novidades em 2006. Entre elas, a adoção de um novo estandarte, utilizado até hoje, a revisão do traje do Juvenil e a criação de mais uma categoria, o Master, motivada pela participação dos pais de integrantes de outras categorias. A estreia se deu no ano de 2007. Também nessa época, chega ao fim a bem sucedida parceria de quase cinco anos com o SESC e o grupo passa a ensaiar nas dependências do Colégio Santa Teresa D’Ávilla, à Rua Alberto Torres.
Em 2008, teve início a trilogia de apresentações temáticas da categoria Adulto na Bauernfest, com a apresentação do programa intitulado “A Alemanha de Norte a Sul”, onde as coreografias eram contextualizadas em suas regiões de origem. No ano seguinte, foi apresentado um programa homenageando os 20 anos da Bauernfest, onde o grupo contou através das coreografias a história do movimento folclórico germânico em Petrópolis. Em 2010, fechando esta série, a segunda revisão do traje do Adulto e uma retrospectiva dos 10 anos de participações do Blumenberg na Bauernfest. Ainda em 2010, o grupo faz sua primeira viagem interestadual, para tomar parte na Deutsches Fest de Juiz de Fora, a convite do Schmetterling Germanische Volkstanzgruppe, tendo participado de todas as edições subsequentes.
2011-2015
Com o encerramento das atividades do Colégio Santa Teresa D’Ávilla, no início do ano de 2011, o grupo se viu novamente diante da necessidade de buscar um novo local para realizar seus ensaios. Nessa época, os ensaios do grupo passaram a se dividir entre as dependências da Editora Vozes, à Rua Frei Luiz, que abrigou o Adulto e o Master, e o campus Benjamin Constant da Universidade Católica de Petrópolis, que recebeu o Infantil e o Juvenil. No ano em que o Blumenberg Volkstanz completou 10 anos de atividades, foi a vez do traje do Infantil passar por uma reforma.
Em 2012, após seis anos de atividades, o Master entrou em hiato e só retornaria aos palcos em 2017. O traje que pertenceu à categoria foi reformado e passou a ser utilizado pelo Adulto como segunda indumentária a partir da XXV Bauernfest.
A partir de 2013, o grupo passou a ensaiar nas dependências do Colégio Santa Catarina, localizado à Rua Montecaseros. Em outubro desse mesmo ano, o grupo fez sua primeira excursão ao sul do Brasil a fim de participar do Heimattanz, festival folclórico que é parte da programação da Heimatfest da cidade de Forquilhinha/SC, a convite do Immerfroh Volkstanzgruppe.
Após reforma estatutária concluída em 2014, o grupo de dança passou a ser mantido pelo Germanischer Tanz- Und Trachtenverein Blumenberg, entidade sem fins lucrativos e organizada sob a forma de um centro cultural. Em 2015 o Juvenil ganhou um novo traje oficial.
2016 & Atualmente
Em 2016, quando o grupo completou 15 anos, recebeu Título de Utilidade Pública Municipal em solenidade na Câmara Municipal de Petrópolis. Em maio participou do 1º Encontro de Danças Folclóricas Alemãs do Colégio Benjamin Constant, tradicional colégio de língua alemã em São Paulo/SP e mantenedor do grupo Tanzfreunde. Durante a Bauernfest, o Adulto estreou seu terceiro traje oficial, de origem pomerana.
O grupo excursionou novamente pela região Sul no ano de 2017, apresentando-se pela primeira vez no Rio Grande do Sul ao participar do 45º Festival Internacional do Folclore de Nova Petrópolis como representante do estado do Rio de Janeiro.