Kaltenleutgebner Festtracht

Todas as categorias do Blumenberg Volkstanz possuem seus próprios trajes que, com o passar dos anos, se tornou a sua marca. O primeiro traje a ser confeccionado foi o Kaltenleutgebner Festtracht, utilizado pela categoria adulta desde a fundação, em 2001. Ele passou por duas reformas até chegar no modelo atual. Originário de Kaltenleutgeben, cidade de veraneio localizada aos pés das montanhas da Floresta de Viena, na Áustria. É um traje de festa muito utilizado em celebrações religiosas, kerbs e em eventos solenes. O traje feminino é confeccionado com tecidos nobres e ricamente adornado. O colete preto de veludo é trabalhado com detalhes em ouro e delicados bordados florais. A saia é vermelha, podendo também ser confeccionada em tecido listrado. O avental de seda pode ser azul ou azul iridescente. O corte da blusa depende da estação do ano, sendo de mangas compridas no inverno e curtas no verão. O traje masculino é feito com os mesmos tecidos do feminino e detalhes em prata. As calças são de couro, adornadas com bordados tradicionais que remetem às folhas e frutos do carvalho.

Wipptaler Sommersonntagstracht

Em 2006, foi a vez da categoria master ganhar um traje austríaco, desta vez o Wipptaler Sommersonntagstracht, um típico e colorido traje da região do Tirol. O traje feminino é composto por blusa branca, colete de tecido vermelho brocado, saia preta e avental azul-marinho. O colete é coberto por tiras de tecido verde que contornam os braços e pescoço. A frente e a parte de trás são cobertos com fitas de veludo verde. A peça central do colete pode ser de tecido brocado vermelho com fitas verdes e uma pequena passamanaria dourada ou então de tecido branco bordado com motivo floral e fitas vermelhas. O traje masculino acompanha o colorido e é composto de blusas brancas, calças de couro até a altura do joelho, colete vermelho de lã brocada e suspensórios de lã verde. Completa o conjunto um cinturão de couro bordado. Este inconfundível traje tirolês passou por uma reforma e é hoje utilizado pela categoria adulta.

Mönchguter Fischertracht

Um dos mais conhecidos trajes típicos da Alemanha foi o escolhido para ser o terceiro traje da categoria adulta, em 2016. Da península de Mönchgut, sudeste da ilha de Rügen, é utilizado por pescadores que habitam as vilas dessas praias pomeranas banhadas pelo Mar Báltico.
O traje feminino consiste de uma longa saia feita em tear, o chamado Kantenrock. O avental pode ser de uma variada gama de tecidos floridos em azul, ou acompanhando o Kantenrock contornado com listras. O colete preto tem uma pala na frente, bordada. Um lenço florido é usado com as pontas para dentro do colete. Sobre a cabeça usam um chapéu de palha.
O traje masculino compõe-se de calça de linho branco larga, até a altura da batata da perna. O fato de serem largas possibilita que sequem rapidamente ao vento. Um colete curto, listrado na horizontal com abotoamento duplo e camisas de linho sem gola completam o traje, além de chapéu de abas feito de feltro para proteger a cabeça.

Badener Festtracht

Em 2023, na Bauernfest, nossa categoria master subiu ao palco estreando seu novo traje que homenagea a região de Baden, que fica localizada nos arredores de Viena. A descrição mais antiga desse traje festivo remonta ao final do século XIX e ele sobreviveu em diversas variações. Destaque para as cores escuras, verde para o corpete de seda com ricos detalhes brocados e marrom para a saia de lã. O avental dourado combina bem com o Latz também dourado adornado com o Lebensbaum, ou árvore da vida, delicadamente bordado. Os homens vestem as tradicionais calças de couro tão famosas no sul da Alemanha e na Áustria e ideais para a prática de sapateado, os populares Schuhplattlers. O colete masculino cumpre também o padrão austríaco em cor preta e motivos florais tradicionais bordados.

Grinzinger Alltagtracht

O grupo adotou como primeiro traje da categoria Juvenil o Grinzinger Alltagtracht, um Weinhauertracht utilizado pelos camponeses da aldeia vinícola de Grinzing, localizada nos arredores de Viena e famosa por suas típicas tavernas, as Heurigens. É um traje de dia-a-dia originalmente confeccionado a partir de tecidos como algodão e linho. O colete feminino, chamado de Grinzinger Schnürnleibl, tem o fecho em formato de laço que se originou do estilo Weinviertel, podendo também ser trançado nas costas. O traje masculino utiliza as mesmas cores e tecidos do feminino.

Grinzinger Festtracht

Em 2015, a categoria juvenil passou a utilizar o Grinzinger Festtracht, que é o traje de festa de Grinzing. O traje feminino utiliza materiais finos em sua confecção, como sedas, rendas, e lãs brocadas. O decote do corpete é quadrado e angular, sem no entanto deixar de ser suave. O fecho simples assimetricamente deslocado à esquerda consiste de quatro botões de prata. Em torno do decote e da borda de fechamento há um delicado plissado, que pode ser substituído por outro tipo de trabalho decorativo utilizando o próprio tecido ou não. A parte traseira é dividida com duas simples costuras curvas, que criam um desenho visualmente agradável. Suas cores podem ser os tons de azul para o corpete e a saia combinados com um avental rosa, ou corpete vermelho escuro, saia preta e avental azul-marinho. O traje masculino consiste de calças de couro e colete acompanhando as cores do feminino.

Festtracht Aus Der Umgebung Von St. Pölten

Em 2004, foi escolhido o traje de festa da capital da Baixa Áustria, Sankt Pölten, como indumentária da categoria infantil.
Os arredores de Sankt Pölten, capital da Baixa Áustria, tem uma tradição de muitos festivais que foram e são celebrados – e aqui está o traje apropriado. O vestido e o peitilho de cor vermelha são feitos de seda bordada com delicadas flores. O peitilho é adornado com uma ponta de prata e o fecho é feito por um cordão prateado, trançado sobre ganchos. Chama a atenção a guarnição de prata em zigue-zague costurada em torno do decote, ao longo das tiras, oferecendo um contraste às costas simples cingidas por recortes em arco e um decote pontiagudo. Completando o conjunto de forma harmoniosa, um avental de seda prateado, que pode ser listrado.
O traje masculino segue a tradição austríaca de calças de couro e suspensórios.