Brasão

2001

O Brasão faz referência à cidade de Petrópolis, e nele estão representados: A Serra da Estrela, como foi designada a região montanhosa onde se localiza Petrópolis. A Ponte Vermelha, um dos símbolos arquitetônicos da cidade, projetada por Júlio Frederico Koeller, um dos fundadores de Petrópolis. As Hortênsias, flores típicas de Petrópolis, apesar de não serem originárias da cidade. Leões coroados e armados em vermelho, símbolo dos Condes Palatinos e do Pfalz, região histórica da Alemanha que atualmente faz parte do estado do Rheinland-Pfalz, local de origem de grande parte dos colonos de Petrópolis. Uma coroa em chefe, que é símbolo de cidade e que representa também a “Imperial Cidade de Petrópolis”. O nome Blumenberg, “Montanha das Flores” em alemão, refere-se a Petrópolis, tanto pela sua localização serrana quanto pelo título de “Cidade das Hortênsias.”

Atualmente

O estandarte atualmente utilizado pelo Blumenberg Volkstanz consiste de um brasão de armas elaborado segundo regras heráldicas pelo senhor Paulo Tesch. Foi adotado em 2006 por ocasião do aniversário de cinco anos do grupo e sua descrição é a seguinte:

“Sobre um campo azul a Coroa Imperial, assim como no brasão da cidade de Petrópolis, representa o Imperador D. Pedro II, fundador da cidade; em um campo negro, um leão armado e coroado de vermelho, símbolo da região do Pfalz, de onde vieram os colonos de Petrópolis; em um campo dourado em forma de manteler – que remete à forma de uma montanha, em alusão a Serra da Estrela – três hortênsias nos remetem a um título de Petrópolis, outrora conhecida como “A Cidade das Hortênsias”; este campo também remete ao nome do nosso grupo, Blumenberg, “Montanha das Flores”; como suportes, de um lado o dragão em verde da Casa de Bragança – da qual a Família Imperial Brasileira é um ramo – e do outro a águia Prussiana em negro e vermelho, representam os responsáveis pela fundação e construção de Petrópolis, o Imperador e os colonos alemães. Como timbre, uma ponte vermelha, típica da cidade e projetada pelo engenheiro Major Julio Frederico Koeller, autor da planta de Petrópolis.”